quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Atualizando os acontecimentos do mês passado

Embora tenha ficado um tempo sem postar, hoje vou informar todo o processo que ocorreu desde 15 de outubro. 3 idas a campo foram feitas com o intuito de terminar as medições e o levantamento perceptivo. Além disso, um questionário semi-estruturado foi aplicado pelos alunos nas pessoas que estavam na região da rodoviária. Cada grupo de 6 alunos mediu uma área do entorno ou da região. Um levantamento total foi elaborado com a junção dos trabalhos de todos os grupos. O questionário semi-estruturado foi aplicado ainda em com os grupos de 6 alunos. Finalizada toda a parte do levantamento os grupos de 6 foram separados em 3 duplas a fim de elaborar, cada uma, um projeto para a região que não teve limites orçamentários. Além disso a sala foi divida em 2 salas a fim de cada grupo ser orientado por 2 professores mantendo uma relação de 15 alunos por professor. Eu e meu companheiro de dupla (Martin) ficamos na sala orientada pelo professor Marcos e a professora Ana Cristina. Nessa sala foram, no primeiro dia, levantadas as propostas de cada grupo e as informações coletadas durante o processo de levantamento da região e de seu entorno. A partir dai os grupos ficaram livres para criar o projeto em qualquer meio e leva-lo para a orientação. Optamos pela criação no Sketchup da Google a fim de facilitar o entendimento e a criação do projeto que conta com a demolição da edificação atual e a readequação da área no entorno. No primeiro dia foi recomendada, em nosso projeto, a alteração nos pilares, lanchonete, banheiro e polícia. Na segunda apresentação com essas modificações feitas foi proposta por fim uma remodelação da área anterior ao prédio e a complementação com cobertura para a lanchonete. Dentro do processo de orientação foi definido o que deveria ser entregue, no caso um número de pranchas indefinido com algumas informações obrigatórias como o levantamento anterior ao projeto, planta de inserção urbana, planta de proximidades, planta baixa e cortes. Ficou definida como livre a mídia de criação dessas pranchas. Uma apresentação em Pawer Point pode ser elaborada para a apresentação do projeto no próximo dia 10 de Dezembro. Tudo deve ser entregue até dia 15 de Dezembro. Nós definimos que usaremos o sketchup, o AutoCad e o CorelDraw como mídias de criação do projeto e das pranchas a serem entregues. O projeto encontra-se hoje em fase de termino e iniciaremos ainda essa semana a formatação para a entrega final.

Ao finalizarmos e apresentarmos o projeto postarei as imagens do sketchup demonstrando as alterações propostas por nós.