quarta-feira, 26 de agosto de 2009


Relatório da Terceira ida a campo


A visita a Rua da Cachaça no dia 26 de Agosto de 2009 foi reservada para a realização das medições dos locais onde cada grupo irá realizar sua intervenção.
No último dia 25 foi determinado que a intervenção do curso de Arquitetura e Urbanismo será independente do evento Karawane.



O grupo ao qual sou integrante escolheu o terreno ao lado da sede das ONGs - Organização Patrimonial Turística e Ambiental (OPTA) e Orquestra Popular Livre (OPL) para realizar as intervenções.









Vista da Frente do Terreno escolhido pelo grupo


Medimos toda a extensão da rua e de parte do terreno, digo parte porque ele encontrava-se fechado no momento em que estávamos na rua sendo necessária, por tanto, uma nova visita ao referido local para realizar todas as medições necessárias.
As medições realizadas pelos grupos terão de ser refeitas, uma vez que a falta de experiência em medições dos alunos somada a falta de orientação dos professores na hora da medição comprometeram a validade das medidas.





Vista aérea do terreno escolhido pelo grupo (imagem Google Earth)



terça-feira, 18 de agosto de 2009


Relatório de Segunda ida a Campo


A manhã do dia 18 de agosto foi reservada para a segunda ida a Rua da Cachaça. Nessa segunda visita o objetivo principal foi a elaboração de uma performace corporal aproveitando-se dos elementos disponíveis na localidade. Os grupos se dividiram pela rua e elaboraram, aos pares ou de um a um, uma performace.

Performace de um dos grupos do Solar (Foto: Stella)

O grupo que sou integrante elaborou uma performace em conjunto com outro grupo. Nela foi representado um pessoa cega que era guiada por outra afim de evitar inpacto com os obstáculos (demais participantes da performace e alguns objetos como pastas e mochilas).

segunda-feira, 17 de agosto de 2009


Conforto Térmico X Desconforto Térmico:

Os elementos urbanos e esses fatores

Na ida a Rua da Cachaça foi possível indentificar zonas confortáveis e desconfortáveis termicamente falado.

O desconforto foi encontrado na rua mediante a reflexão de luz e calor gerada pelas parede das fachadas. Essa reflexão é intencificada pela cor branca das paredes que reflete toda luz e calor insidente sobre elas. O fato de a rua ser estreita mantém todo esse calor preso na rua esquentando-a.

O conforto térmico foi encontrado no interior de um dos casarões que compõem a rua. Nesse casarão, pertencente a uma ONG, existe um grande jardim interno com uma grande árvore que gera sombreamento no local. Esse sombreamento é fruto da absorção de luz que a árvore realiza. A sombra referesca o ambiente tornando-o confortável termicamente.

É evidente a diferença térmica entre a rua e esse interior.

As fotos abaixo demonstram os lugaes descritos nesses comentários de conforto e desconforto térmico.

Vista de muro branco responsável pela reflexão de calor (Foto Otávio)


Vista do interior da Ong, local confortável por ser protejido pela sombra da árvore ( Foto: Jonas).


Vista do interior da Ong. Os raios solares não penetram na região, isso torna-o agradável termicamente (Foto Jonas).

domingo, 16 de agosto de 2009



Relatório da primeira ida a campo - Casarões conservados

A primeira visita a Rua da Cachaça teve como objetivo a busca de elementos da rua que poderão ser usados na intervenção.
A rua apresenta alguns fatores que devem ser destacados. Um deles é a composição da rua. Nela encontram- se casarões conservados e semi-destruidos. A foto ao lado demonstra um trecho da rua composto por casarões conservados.


Relatório de Primeira ida a campo
Casarões semi - destruídos

Em alguns trechos da rua encontram-se casarões que tem apenas sua fachada de pé revelando o descuído que a região sofreu durante muitos anos.

Relatório da Primeira ida a campo - Elementos que podem ser aproveitados na intervenção

Nessas imagens estam representados
elementos encontrados na rua (lampiões e ornamentos de janelas e portas) que podem ser usados na intervenção.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009


O iníco do 2º simestre do curso


No inicio do 2º semestre letivo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del Rei foi proposto aos alunos a criação de um projeto de intervenção no espaço urbano de São João del Rei para realização de um evento chamado Karawani. Durante o primeiro bimestre do 2º Período serão realizadas idas a campo afim de realizar um levantamento sobre a região e sobre as possíveis intervenções naquele espaço.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009


Criação do blog


Esse é meu blog para escrever assuntos relacionados ao curso de Arquitetura & Urbanismo da Universidade Federal de São João del Rei.
Logo vou lançar minhas primeiras anotações sobre as atividades da oficina!